sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente!


Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Um dia muito comemorado, muitas cidades dão destaque especial às caminhadas ecológicas, imagens circulam na mídia, escolas aproveitam para conversar com os alunos e plantar árvores. Coisas essas que são muito importantes, despertar essa consciência ecológica nos pequenos que estão chegando é garantia, talvez, de um futuro melhor para todos os habitantes dessa grande nave mãe que é o nosso planeta.

Tão sensível que em 1968 o astronauta Willian Anders a bordo da Apollo 8 declarou as seguintes palavras:


Acho que todos nós pensamos na Terra como sendo um gigante indestrutível. Mas, vista do espaço, ela mais parece uma pequena e delicada bola de natal, que deveríamos tratar com extremo cuidado.”


Gosto muito de documentários, acho que aprendemos muito com eles. Outro dia, assisti um documentário muito interessante "Uma verdade inconveniente" onde o
ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.

Mas, às vezes fico pensando será que estamos nos apercebendo do perigo que está prestes a ocorrer? Ou somos como crianças a brincar em um parque de diversões sem querer que o dia termine?

Muitas vezes saber a verdade, nos causa certo desconforto, talvez seja a tal da verdade inconveniente, que as pessoas preferem não tomar conhecimento. Quando sabemos a verdade, somos chamados à ação. Percebemos que não podemos continuar estáticos como se o assunto só interessasse as futuras gerações. Nós já somos a futura geração, lembra? Os problemas do meio ambiente já estão à nossa porta, entrando por nossas janelas, afetando a nossa saúde o nosso modo de vida!

Talvez eu mesma tenha que refletir um pouco mais em minhas próprias ações e no que elas estão afetando o equilíbrio natural das coisas. Algumas medidas são simples como: Separar o lixo reciclável, evitar tirar o carro da garagem, não fazer queimadas, etc. Mas quando se trata do consumismo desenfreado, o que dizer? As indústrias poluem o ambiente porque existe muita gente consumindo. Talvez o próprio capitalismo tenha a sua parcela de culpa, mas qual é a minha posição diante disso?

Não pense que eu sou uma eco-chata, pelo contrário, só quem me conhece bem sabe dos cuidados e o respeito que eu tenho com o meio ambiente. É que mais do que isso sou uma pessoa que acredita em um Deus criador, que nos deu de presente um lindo planeta azul, que está ficando cinza.

Heloise Reis

Pense nisso!

1 comentários:

Cristi@ne disse...

Oi amiga
lindo teu post sobre o Meio Ambiente...e ja sabia que seria super especial, pois sei que amas o Meio Ambiente e tudo que se refere a ele...
Meus parabéns...lindo mesmo...bjsssss

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?